April 3, 2016 § Leave a comment

mundo

Nos recônditos lugares julgo que te pressinto – ressuscitas estrelas,
Da profundidade de tudo, da carne a rasar os poços das tuas mãos,
Estrelas
Pelo emaranhado do cabelo a derramar o universo de oceanos,
Continentes leitosos e utópicas excentricidades

E arrasas tudo, o espaço dentro desses lugares que mudam de tempo,
A conjuntura permanente que durmo e tu cinzelas de bichos e jardins,
O meu sangue pelas tuas galáxias
Incapacitado de procriar

Por que insistes? Por que desistes?
Por que ergues metrópoles nos meus desertos que abandono?
Entalhas árvores e animais velozes que trespassam mas não ficam
De instantâneos que são,
Comigo de paredes, de vértebras, de vísceras, de espelhos

Porque insistes, se não permites permanecer?
Porque te acercas contínuo, derreado de cestos entornados de fruta?
Transbordados de água? Ofuscados de luz?
E persegues-me,
E estupras-me sem que saiba sequer que fujo, que me nego?

Quando penso nisto, desprendo-me da matéria inteligível das coisas,
Penso em ti,
Demoradamente penso-te como um astro antigo e perdoo-te,
E minimizo-me,
Porque subitamente povoas-me de fósseis e animais extintos,
Ergues da minha incapacidade travessias e incêndios novos

E os meus olhos, a minha vontade,
Emergem de dentro de ti esquecidos, deslembrados das anteriores torturas,
Aplacados de embriões que edificam a noite, esculpem desfiladeiros
Singulares e urgentes

E amo-te,
Torno-me uma vez mais, habitável

Instantaneamente amo-te sobre o fundo costurado e triste,
Inabalável de metrópoles evoluídas e altíssimas

Porque a beleza é um amor inconstante
E o amor uma beleza triste

Leave a Reply

What’s this?

You are currently reading at Lector.

meta

